Seja bem vindo!

Esse blog foi desenvolvido para quem é apaixonado por beleza do corpo e da alma!
Viva Bem!

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Efeitos Fisiológicos da Massagem

É comprovado que a massagem atua de forma direta sobre as camadas superficiais da epiderme, tornando mais eficaz a função das glândulas sebáceas e sudoríparas e outros efeitos:

•  Melhora a permeabilidade dos poros;
•  Melhora a micro-circulação;
•  Aumenta a hidratação da pele;
•  Aumenta a elasticidade da pele e de estruturas abaixo desta.

A massagem aumenta a temperatura cutânea de 2 a 5 graus através de efeitos mecânicos diretos e de efeitos vasomotores indiretos.

Atua ainda sobre as terminações nervosas sensitivas, diminuindo sua hipersensibilidade, aliviando, assim, algumas dores.

Nas fraturas, após a retirada do gesso, a massagem atua provocando descamação das células mortas. Nas aderências e cicatrizes, os movimentos de fricção são úteis para diminuí-las.
1. Efeitos na Circulação Sangüínea

A massagem pode atingir a circulação de 2 modos:

a) Efeito Mecânico feita no sentido centrípeto, auxilia a circulação de retorno venoso e linfático;

b) Efeito Reflexo  provoca a contração das fibras musculares lisas das paredes dos vasos.

A pressão ligeira provoca uma dilatação dos vasos de forma imediata e fugaz. A pressão intensa prolongada produz dilatação mais duradoura.

A massagem melhora a circulação cutânea, principalmente artérias e veias superficiais e capilares linfáticos; ajuda o intercâmbio de líquidos tissulares da epiderme; aumenta a nutrição dos tecidos e elimina produtos de fadiga e inflamação.

Teoricamente, a massagem poderia aumentar a quantidade de sangue venoso que chega ao coração, a freqüência do trabalho cardíaco e também poderia aumentar a quantidade de sangue arterial que chega à periferia
2. Efeitos sobre a Circulação Linfática

Nos capilares linfáticos da pele e tecido subcutâneo, a linfa pode mover-se em qualquer direção (Földi, M.2000). Seu movimento depende das forças externas do sistema linfático (gravidade, contração muscular, movimento passivo e massagem). Se houver obstrução em qualquer parte dos vasos linfáticos profundos, ainda é possível manter os vasos linfáticos superficiais abertos. Se a parte é massageada, é oferecida a oportunidade de drenar pela gravidade (a linfa se moverá através dos canais).

A massagem deve ser feita com o paciente bem relaxado; se não houver relaxamento muscular, a luz dos vasos sangüíneos e linfáticos fica reduzida e a circulação não pode ser integralmente influenciada pela massagem.
3. Efeitos sobre o Tecido Muscular

• Músculos Normais: "A massagem produz verdadeiro aumento de volume das estruturas musculares. Também faz com que o músculo fique mais firme e elástico".
A massagem não aumenta a força muscular, mas aumenta a circulação sangüínea e linfática. Assim sendo, o músculo em questão receberá um maior aporte de sangue oxigenado e, aí sim, terá maior resposta às atividades que está executando.
O músculo fatigado por trabalho ou estimulação elétrica recupera-se muito mais rapidamente mediante aplicações de massagens do que por meio de repouso.
"A massagem manual pode causar relaxamento dos músculos voluntários".

4. Efeitos sobre o Tecido Adiposo

É o tecido que se acha logo abaixo da pele, vasos sangüíneos e linfáticos circulam em sua superfície. É constituído de fibras elásticas e células conjuntivas. A massagem sobre este tecido repara os males causados pela insuficiência circulatória (varizes e celulite).

Neste tecido, a massagem deverá ser um pouco mais enérgica, mas nunca com força exagerada, pois pode haver hematomas, e uma massagem onde o paciente apresenta hematomas foi mal feita (Wood & Domenico), pois ocorreram rupturas de vasos sangüíneos e capilares linfáticos, e isso só vai prejudicar o trabalho do profissional, acarretando muitas vezes na perda do paciente.

A espessura do tecido celular subcutâneo é variável, dependendo da maior ou menor quantidade de gordura localizada no paciente.

A massagem no tecido celular subcutâneo adiposo localizado facilita mobilização de líquidos corporais, aumentando, assim, em alguns casos, a diurese e o trabalho intestinal.

Muitos profissionais afirmam que a massagem pode "queimar" gorduras. Esses profissionais apenas deturpam os conhecimentos de anatomia e fisiologia, pois a massagem não "queima" gordura. E na literatura médica séria  não há menção de algo desse tipo. A única forma de "queimar" gorduras é fazer um sério trabalho de reeducação alimentar e exercícios físicos. Neste caso sim, a massagem poderá auxiliar numa desintoxicação e melhorar a auto-estima do paciente. Por isso a importância de procurar um bom especialista, alguém que tenha o conhecimento desse tratamento

5.  Efeitos sobre o Metabolismo

• A excreção de urina aumenta, sobretudo, após uma massagem abdominal;
• A excreção do nitrogênio, fósforo inorgânico e cloreto de sódio aumentam;
• Em pessoas normais, não há efeito sobre o consumo basal de O2 na freqüência cardíaca ou pressão arterial.

6. Efeitos sobre o Sistema Nervoso

A dor causada por massagem intensa diminui de forma gradual à medida que se continua o tratamento por algum tempo.

O efeito sedativo geral é fácil de demonstrar  "provavelmente atua sobre o sistema nervoso central em forma local sobre os nervos sensitivos e talvez motores". A massagem aplicada de forma enérgica tem ação estimulante e excitante.
7. Efeitos nos Pulmões

As técnicas de percussão, combinadas com drenagem postural, podem deslocar o material mucoso e muco-purulento dos brônquios e que a gravidade e vibração ajudam a mover as secreções da periferia insensível do pulmão para a área em que o reflexo de tosse está presente.
8. Efeitos sobre o Abdômen

Causa excitação sobre os centros nervosos, melhorando o peristaltismo dos intestinos e auxiliando, assim, a absorção dos nutrientes em nível intestinal, bem como na evacuação do bolo fecal, ajudando também a combater a prisão de ventre .
9. Efeitos Psicológicos da Massagem

A atenção concentrada do massagista para o paciente, combinada com a sensação física agradável, freqüentemente estabelece uma relação de confiança entre o massagista e o paciente, que revela suas inquietações. 




Agende sua Massagem: Massagem anti-stress com óleos essenciais, Massagem relaxante, Massagem indiana, Massagem relaxante com conchas, Massagem modeladora, Drenagem linfática, Massagem com pedras frias.
(21) 9694-5729/ 9100-4526/ 7740-3433 ID 112*13994 Esteticista Ana Cristina

Sem comentários:

Enviar um comentário