Seja bem vindo!

Esse blog foi desenvolvido para quem é apaixonado por beleza do corpo e da alma!
Viva Bem!

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Benefícios da Drenagem Linfática

Drenagem Linfática


Algumas pessoas acordam inchadas, outras têm esse problema quando comem muito sal ou ficam longos períodos na mesma posição. No caso das mulheres, reter líquido é comum na fase pré-menstrual e durante a gravidez, por causa das alterações hormonais. Isso pode significar um “ganho” de até dois quilos na balança.

Vou explicar como funciona o sistema linfático:

Drenagem linfática pode estimular o corpo e remover o excesso de líquido. A compressão ajuda a eliminar os fluidos que estão sob os tecidos Mas o melhor mesmo é tomar bastante água, o que facilita a filtragem do rim e estimula a circulação.

Influências hormonais

O hormônio feminino progesterona é um importante retentor de líquidos. Como há picos antes da menstruação, ele fica presente ao longo de toda a gravidez, para manter o bebê. Por isso há o inchaço, especialmente em mulheres mais suscetíveis.

Outros hormônios, quando produzidos em excesso, contribuem para a retenção de líquidos, como o cortisol, a renina, a aldosterona e o antidiurético. Também medicamentos, como a cortisona, podem causar inchaço.

Sistema linfático

Ao contrário do sanguíneo, o sistema linfático começa na ponta dos dedos e vai subindo pelo corpo. Enquanto o sangue leva nutrientes para as células, o plasma sai dos vasos capilares, faz as trocas metabólicas das células e volta para o sistema sanguíneo.

Quando ele não volta, entra em ação o linfático, que tem a função reabsorver o excesso de líquido. Conforme vai subindo pelos capilares linfáticos, há regiões ganglionares para filtrar ou algum organismo estranho para encontrar. Desemboca em vasos mais grossos, e os troncos linfáticos encaminham essa linfa para cair de novo no sangue.

O sistema linfático não tem uma bomba, como o coração e as panturrilhas. Usa a compressão de músculos e tem uma anatomia do capilar diferente (a do sanguíneo é lisa). O capilar linfático tem uma espécie de válvulas, que vão se fechando, para o líquido não retornar.

O inchaço ocorre quando nem o sistema linfático nem o venoso consegue absorver o excesso de líquido.


Ligue e Agende sua Drenagem Linfática:
9694-5729 / 9100-4526/ 8518-1047/2655-7572
Ana Cristina( Técnica em estética)

1 comentário: